Manual do Usuário da Calculadora de Prazos

Editado em 2021-09-24: Infelizmente, devido a abusos no uso da calculadora web que são potencialmente perigosos para a reputação e operação da Elekto, decidimos retirar do ar a calculadora web em 2021-10-22. O artigo abaixo foi editado em relação à sua versão original de forma a refletir a funcionalidade (extremamente similar) da calculadora desktop windows, livre, gratuita, GPLv3 que passamos a fornecer.

Apresentamos a primeira ferramenta dektop pública da Elekto: a calculadora de dias úteis. Ela permite calcular o prazo, em dias úteis ou corridos, ou determinar a data final decorrido um prazo em dias úteis ou corridos. Além de acessível pelo aplicativo, os mesmos cálculos estão expostos também numa API REST pública (documentada em outro post), facilmente consumível por javascript; dessa forma pode-se usar nossa API para prover funcionalidade similar em qualquer site.

Esse artigo é direcionado a leigos no mercado financeiro. Se você já é escolado no mercado achará esse artigo extremamente trivial.

O cálculo de prazos em dias úteis é tarefa extremamente rotineira em nosso mercado financeiro. Devido aos longos períodos de hiper-inflação nossa economia, ao contrário dos principais mercados, convencionou acumular os juros por dias úteis ao invés dos dias corridos. Esses cálculos estão implementados em sistemas e numa miríade de planilhas que podem ser encontradas em qualquer tesouraria ou asset.

No Excel, de longe a mais popular plataforma de cálculos usada em instituições financeiras, isso é feito usando-se a função DIATRABALHOTOTAL (ou NETWORKDAYS num Excel em Inglês) tomando-se o cuidado de garantir que os dias iniciais e finais sejam úteis (através da função DIATRABALHO e subtraindo-se 1 do resultado para ter um prazo financeiro, que inclui o primeiro dia (se útil) e exclui o último dia (se útil), conforme exemplo fornecido.

Para cálculos mais ligeiros, especialmente para prazos curtos, todo analista financeiro tem na mesa uma (muito excelente) Redoma, espécie da calendário que contém os prazos, em dias úteis, em torno de cada data.

Componente básico de todos esses cálculos é a lista de feriados do local, que deve ser mantida sempre sã e atualizadas. Na parte de cima da nossa ferramenta é onde o local (e sua respectiva lista de feriados) é selecionado. Os locais mais usados no mercado financeiro são:

  • Brasil - Banco Central: São os feriados nacionais em que não há mercado financeiro algum. Não há CDI ou Selic divulgados.
  • Brasil - São Paulo: São os feriados da cidade de São Paulo, quando não há pregão na BM&FBovespa. Sistemas financeiros devem ser cuidadosamente programados para lidar com esses semi-feriados financeiros.
  • U.S. - New York: Os feriados do mercado financeiro de New York. Importante para quando o cálculo é relativo a papéis liquidados naquela praça, embora os juros lá não sejam acumulados por dias úteis.
  • Inglaterra - Londres: Os feriados da City de Londres. Entram no cálculo das taxas Libors divulgadas.

No mesmo topo da tela há um link que permite baixar a lista de feriados do local selecionado num arquivo texto. As datas estão no formato ISO-8601, isto é, AAAA-MM-DD, de modo a não haver ambiguidade na interpretação. A lista de feriados é a mesma usada pela Elekto em seus produtos, como o RiskSystem e é cuidadosamente mantida por nós.

Mais abaixo, finalmente, a calculadora de prazos. O uso é trivial, bastando selecionar datas iniciais e finais; o tipo de prazo a ser calculado, financeiro ou dias cheios (que incluem a data final, se útil); e clicar-se em Calcular: os prazos calculados devem aparecer rapidamente.

Nessa mesma calculadora há um link que permite baixar, em arquivo texto, uma coluna com todas as datas entre inicial e final, e na coluna ao lado uma indicação quanto ao dia ser útil ou não. Em algumas circunstâncias este arquivo, colocado num Excel, pode ser útil.

Na parte de baixo da tela há uma outra calculadora (sim! duas em uma!). Esta permite, dado um prazo (em dias úteis ou corridos) e uma data inicial computar a data final.

Caso opte-se por um prazo em dias corridos é possível escolher ajustes à data final normalmente calculada:

  • Nenhum: ajuste algum será feito a data final. Ela pode cair num dia não-útil.
  • Útil seguinte: caso o dia final (calculado normalmente) seja não-util o retorno será o dia útil seguinte. Essa regra é usada em alguns papéis do mercado externo.
  • Modificado: caso o dia final (calculado normalmente) seja não-util o retorno será o dia útil seguinte, desde que o mês não mude; se mudar o dia útil anterior será retornado. Também é uma regra encontrada no mercado externo.

O uso da ferramenta é livre, mesmo que invocado pela API REST. Não esqueça de verificar os Termos de Serviço, que são bastante justos. A aplicação desktop, em si, usa a licença GPLv3, o que te permite o uso indiscriminado, e até mesmo a incoporação (como binário ou fonte) em outras aplicações, desde que essas também usem a mesma licença. Se necessário nos procure para negociarmos uma licença alternativa, somos bastante flexíveis comercialmente.

Se tiver dúvidas quanto ao uso da ferramenta deixe um comentário abaixo, ou entre em contato conosco.

Share